Concurso de Roteiro - Regulamento

Image: 

CONCURSO DE ROTEIROS DE CURTAS-METRAGENS PRÊMIO SILÍCIO FLUMINENSE DE ROTEIRO

1) OBJETIVO

1.1 O Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do Prêmio Silício Fluminense tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiros
de curta–metragem de ficção ou documentário, escritos por Alunos e Egressos do IFRJ para sua realização no ano de 2020 junto ao NPD Silício Fluminense.

1.1.1 Aceita-se a participação de Alunos (cursantes e egressos) do IFRJ, incluindo os de extensão, desde que devidamente matriculados seja nas secretarias de ensino ou junto a coordenação de extensão.

1.1.1.1 No caso de participantes de outros campus deverão indicar no ato da inscrição o campus origem.

 

2) INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição para o Concurso é gratuita e estará aberta dos dias 11 de outubro até o dia 10 de novembro de 2019, via formulário online disponibilizado na página da Silício Fluminense (siliciofluminense.ifrj.edu.br).

2.2 Estão habilitados a participar estudantes, técnicos administrativos, docentes e egressos do IFRJ.

2.3 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

2.4 Cada concorrente poderá inscrever até 02 (dois) roteiros, sendo cada roteiro correspondente a 01 (uma) inscrição.

2.5 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

2.5.1 Preencher o formulário de inscrição online, anexando em PDF o roteiro  e o termo de responsabilidade do anexo I deste regulamento.

2.5. Anexar ao Formulário os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade, conforme modelo aqui, com data e assinatura do candidato,
b) Carta de Autorização do(s) coautor(es), conforme modelo aqui, escaneada, com data e assinatura do(s) mesmo(s), caso se aplique;
c) Arquivo único da obra em PDF, contendo os seguintes itens:
  - a capa contendo apenas o título e o pseudônimo escolhido .
  - o roteiro de até 10 (dez) páginas fora a capa, seguindo formatação profissional (Padrão Master Scenes),
  - a sinopse de até 01 (uma) página,
  - o perfil dos personagens principais de até 01 (uma) página,

 

2.5.4 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

2.5.5 O NPD Silício Fluminense não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro na Biblioteca Nacional, conforme consta no Termo de Responsabilidade.

2.5.6 O NPD Silício Fluminense também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

2.5.7 O NPD Silício Fluminense não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Concurso.

2.5.8 O NPD Silício Fluminense não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do Prêmio Silício Fluminense de roteiro, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

2.5.9 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do Prêmio Silício Fluminense de roteiro por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

3) PROCESSO SELETIVO

3.1 Seleção: realizada em duas etapas, terá na primeira delas uma Comissão de Curadores, que irá eleger no mínimo 10 (dez) roteiros finalistas. Na segunda etapa de seleção, um Júri elegerá 02 (dois) roteiros finalistas.

3.2.1 O Júri e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do NPD Silício Fluminense.

3.3 Os roteiros finalistas serão divulgados no site do NPD Silício Fluminense, assim como nas páginas do NPD Silício Fluminense nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), conforme cronograma abaixo:

3.3.1 Dia 20 de novembro de 2019 – divulgação da lista dos 10 (dez) finalistas;

3.3.2 Dia 27 de Novembro de 2019 – divulgação e certificação  dos vencedores e durante a Cerimônia de premiação.

3.4 A escolha dos roteiros vencedores do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do Prêmio Silício Fluminense de roteiro , bem como dos roteiros finalistas e semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Concurso. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

4.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da trama;
c) Qualidade da construção de personagens;
d) Qualidade da construção dos diálogos;
e) Originalidade;

f) Viabilidade de execução do projeto.
 

IMPORTANTE: qualquer roteiro que apresentem conteúdo com preconceito,  que incite à violência ou conteúdo erótico explícito estará sujeito a imediata desclassificação.

5) PREMIAÇÃO

5.1 Os 03 (três) roteiros finalistas concorrerão a prêmios:
1º lugar:  Acompanhamento na execução do roteiro no ano de 2020 (apoio técnico e com os equipamentos do NPD, respeitando suas regras de uso e o regimento da SFInJE), mais visita técnica ao CTAv e certificado de premiado;

2º Lugar: Visita técnica ao CTAv e certificado de premiado;

 

6) CONTRAPARTIDA

6.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do NPD Silício Fluminense nos créditos de abertura e de encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

7) CONTATOS

7.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: siliciofluminense@ifrj.edu.br