Oportunidades

Na manhã de sábado, 17 de junho, intermediado pelo IFRJ EPF, o Sr. Prefeito da Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, Jauldo Neto, recebeu em seu gabinete três empresas interessadas na implantação de uma residência artística em jogos digitais, a Ring House: a Dumativa Creative Studio representada pelo Producer, Rafael Bastos, a Double Dash Studios representada pelo Developer and Co-Founder, Kim Kaznowski e a BitCake Studio representada pela(o) CEO / Grand Poobah of Digital Media, Camilla Slotfeldt e o Idea Prophet / Game Designer,Eduardo Lamhut. As duas últimas empresas citadas acabaram de ganhar, somados, 1 milhão de reais referentes a chamada pública Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) / Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) / Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV) 14 de 2016 (http://www.brde.com.br/…/uploa…/2017/05/atafinalpv142016.pdf), primeiro edital exclusivo para jogos digitais da Agência Nacional do Cinema (Ancine) órgão vinculado ao Ministério da Cultura, já que as empresas ganharam, cada uma, na categoria B, o montante de 500 mil reais.

A Ring House possui como objetivo a criação de um espaço físico que estimule o ecossistema de desenvolvimento de jogos fluminense, tornando-se o ambiente ideal para a produção e manutenção de todas as entidades que participam direta e indiretamente do ecossistema de games, sendo uma ilha tecnológica onde empresas terão acesso à: Infraestrutura para trabalhar, moradia, eventos e workshops. Sendo uma residência artística especializada em jogos digitais, ou seja, local onde as pessoas que o habitam também desenvolvem seus trabalhos, muito comum no setor cultural. Segundo estudo do órgão responsável, no âmbito do Governo Federal vinculado ao Ministério da Cultura, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), considera que os processos artísticos desenvolvidos nas experiências e programas de residências artísticas como fundamentais para a qualificação de nossa arte e cultura. A título de curiosidade, a primeira residência artística do país, foi inaugurada por Paschoal Carlos Magno, em 1965, na Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, que na época abrigou jovens artistas das mais variadas formas de criação e expressão artística.

Caso ainda não conheça, o Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Rio de Janeiro, RING (http://ringdevrj.com.br) é um coletivo de empresas e profissionais de jogos digitais, que se reúnem com temas, onde o público e as empresas se juntam para aprender e melhorar seus projetos, sempre em um espaço coletivo como universidades, incubadoras e eventos, onde conhecem outros desenvolvedores, exibem seus jogos e adquirem e compartilham experiências, algumas das empresas deste coletivo estudam subir com parte de sua produção da capital fluminense para Eng. Paulo de Frontin, charmosa cidade na serra a apenas duas horas da capital, que por possuir a única faculdade federal de games do país, que desde 2014 vem reunindo mão de obra especializada de nível superior no setor, atualmente em quantidade bastante satisfatória; uma lei municipal especifica com benefícios para as empresas de jogos digitais que se instalarem no município como: uma baixíssima alíquota de ISS e completa isenção do pagamento de IPTU, alvará de localização e taxa de iluminação pública (Art. 1ºhttp://www.diariomunicipal.com.br/aemerj/materia/7D34CCD4) que faz 4 anos de exarada neste dia 19/06, e com a iniciativa, este diploma legal promete ser bastante demandado pelas empresas; além disso o município oferece infraestrutura de internet com o cidades digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); os estudantes do IFRJ, com matriculas ativas, que estagiarem ou trabalhem na Ring House, possuem assegurados a gratuidade nas linhas do serviço básico de transporte público coletivo municipal de passageiros via passe livre estudantil (Art. 2ºhttp://www.diariomunicipal.com.br/aemerj/materia/8DA31B27); por fim, uma incubadora de empresas na sede do Instituto Federal no município, reconhecida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como a única especializada exclusivamente em games do país.

Também participaram da reunião: um dos autores da lei municipal dos games supracitada, o na época vereador e hoje Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Renda, Agricultura, Ciência e Tecnologia (SEMTRACITE), Sr. Marcos Fontes Noronha e por parte do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin participaram o responsável pelo Silício Fluminense, Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Eng. Paulo de Frontin (http://siliciofluminense.ifrj.edu.br/) e Coordenador de Pesquisa, Inovação e Incubadora do campus, Jose Ricardo da Silva, o Diretor de Ensino, Ricardo Esteves Kneipp, o Diretor de Administração, Juliano dos Santos Moreira e o Diretor-Geral, Rodney Albuquerque.

As empresas citadas são experientes, em 2014, a companhia Bitcake Studio (http://www.bitcakestudio.com/), conseguiu financiamento de 15 mil euros da investidora GameFounders por meio de programa, o intercâmbio ampliou seu game Project Tilt em Talinn, Estônia, atualmente seu carro chefe é o jogo Holodrive. Já o game "A Lenda do Herói - O Jogo", idealizado pelos youtubers Castro Brothers foi desenvolvido pela DumativaCreative Studio (http://www.dumativa.com.br/), que criou uma mecânica cativante e o ineditismo de um jogo cantado, estabeleceram de início meta de R$ 125.000,00, só que com 6.049 apoiadores, alcançaram o montante 106% acima da meta, totalizando, R$ 258.487,00, recorde de arrecadação no site de financiamento coletivo Catarse. Por fim, a Double Dash Studios(http://doubledashstudios.com/), produziu inicialmente o Super Stella S2, game com estética retrô feito integralmente em pixel art, mas alcançou seu maior sucesso foi com o Racketboy que após vencer a competição internacional Indies Vs Gamers game jam, foi apresentado pelos 3 maiores youtubers de jogos digitais do mundo, o sueco PewDiePie, o norte americano Markiplier e o irlandês Jacksepticeye que juntos possuem quase 100 milhões de inscritos, com uma mistura de block breaker e shoot'em up à moda antiga que leva o jogador a um colorido universo de criaturas sem sentido, o game apresenta belos mundos e ação de tênis espacial ininterrupta.

Para quem não se recorda, entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2017, o Ring, organizou no campus Eng. Paulo de Frontin do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) uma das sedes mundiais da Global Game Jam (GGJ - http://globalgamejam.org/2017/jam-sites/ggj-ifrj/games), um dos maiores eventos de criação de jogos do planeta, onde reunidos, durante 48 horas, ininterruptamente, programadores, designers, músicos e entusiastas de games formaram times para criar jogos de computador simultaneamente em todo o globo. Na época o IFRJ, também contou com o apoio na organização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura, onde mais de 90 profissionais formaram 17 times, o que fez do campus Eng. Paulo de Frontin a maior Jam do Rio de Janeiro desta edição.