Cidade Inovadora

A pacata cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no interior do Estado do Rio de Janeiro, é repleta de encantos naturais e históricos. Ela faz parte do destino de muitos ecoturistas, turistas históricos, culturais e de aventura que buscam fugir da agitação da região metropolitana. Mas o que surpreende é que o pequeno município frontinense também é um polo de inovação e tecnologia. Com a SFInJE - Incubadora de Jogos Digitais e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin, que fica dentro do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, e diversos outros programas e projetos em que a cidade está inserida, Engenheiro Paulo de Frontin se tornou uma terra fértil para Startups que buscam suporte tecnológico e de recursos humanos para começar. Com um sistema de fomento e integrado a cidade conta com vários recursos que atraem os olhares de empreendedores. O mercado de startup esquenta a cidade do interior do Rio e produtos inovadores começam a surgir e a ganham força!

O mercado de startups no Município de Engenheiro Paulo de Frontin está avançando

 Após o lançamento do projeto Silício Fluminense ( Incubadora de Jogos Digitais e Economia Criativa e Núcleo de Produção Digital) pelo IFRJ e a inserção de programas de aceleração e investimentos para startups pelo governo municipal, como é o caso do Startup Rio - projeto apoiado pela FAPERJ e que já conta com startups da cidade, outros projetos inovadores começam a se destacar. Esses projetos e startups, são em sua maioria, de tecnologia e criados por alunos do IFRJ que pretendem seguir uma carreira empreendedora.

 

A Secretaria de Desenvolvimento da cidade, busca apoiar esses projetos de diversas formas e entende que os benefícios proporcionados por eles são muitos como: a geração de melhorias para o município, a resolução de problemas comuns do cotidiano, a geração de empregabilidade e a própria inserção da tecnologia para os munícipes.

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS DA CIDADE

Iná Game Studio

Jogo de realidade aumentada que visa impulsionar o turismo, seja em cidades, espaços culturais, áreas de lazer ou qualquer outro local. O game gera um tipo único de interatividade entre o jogador e o espaço onde ele se encontra e pode ser adaptado para diversos lugares. O Iná já participa da aceleração do Startup Rio, é parceiro do UANÁ ETE - espaço cultural de de Frontin e hoje possui uma campanha beneficente junto ao BNDES, para inserir sua interatividade em espaços culturais de Niterói.

SCAI

O Projeto tem o intuito de utilizar a IoT - Internet das Coisas, para gerar um controle autônomo e inteligente em diversos tipos de sistemas como operadores de iluminação, controle de irrigação entre outros, aliás, é daí
que vem seu nome SCAI (Sistema de Controle Autônomo Inteligente). O Projeto também é acelerado pelo Startup Rio e já está organizando testes para aeroportos e helipontos de outros estados.

DomiPay

Rede Social e Fintech que paga o usuário por conteúdo gerado na plataforma, foi inclusive uma das redes a introduzir esse conceito. A plataforma já conta com diversos usuários de todo o Brasil, premiações por
seu produto inovador e diversos produtos em sua rede, como um cofre para gerenciamento dos valores recebidos e ferramentas para impulsionamento de empresas.

Emeritas

Projeto para o Setor de energia, o Emeritas - Método e Dispositivo de Inspeção de Mangueiras de Umbilicais, é um protótipo, porém um avanço da tecnologia nacional, possível graças a uma parceria do setor privado – acadêmico. A solução é uma oferta para as operadoras nas suas atividades de
extração offshore, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos campos.

Hedros

Startup do setor de Games, trabalha na construção de pequenos jogos casuais para intermediação com publishers internacionais.

Plano C

A Plano C é uma startup focada majoritariamente em desenvolvimento de jogos 3D/2D e em aplicativos e sites, entregando sempre os produtos com foco na diversão e melhor experiência de usuário.

As startups no ecossistema são muitas, mas as citadas já apresentam bons avanços e resultados e complementam um grupo de diversos outros projetos que trabalham individualmente, porém de forma a colaborar com o crescimento de todos os outros no ambiente. A secretaria se coloca à disposição para
complementar qualquer informação sobre os projetos no ambiente ou até mesmo fornecer algum tipo de suporte ou o contato com as startups participantes através dos e-mails desenvolvimento.pmepf@gmail.com ou jacksonferreira.pmepf@gmail.com.

Escrito Por: Jackson Ferreira e Annie Wallker

--