Copa do mundo de desenvolvimento de games em Engenheiro Paulo de Frontin

GameJam+ é uma maratona anual de desenvolvimento de videogame, estabelecida para promover, orientar novos estúdios independentes e apoiar sua entrada na indústria global de videogame. Conhecida como a “Copa do Mundo de Desenvolvimento de Jogos”, a primeira fase da GameJam+ acontecerá de 9 a 11 de outubro de 2020 e dá as boas-vindas a desenvolvedores, profissionais da indústria de todos os níveis de habilidade e áreas de especialização para competir, colaborar, orientar e se conectar com desenvolvedores de todo o mundo.

Para os alunos do IFRJ de Eng Paulo de Frontin é excelente oportunidade para prototipar os jogos, a partir da perspectiva de produto desde o começo, assim como os participantes que já tiverem jogos em andamento, podem submeter seus projetos na categoria publishers e ampliar as possibilidades de continuidade dos jogos desenvolvidos. Serão dois times finalistas por cidade, e a expectativa é destacar Eng Paulo de Frontin como um ecossistema estabelecido. Acontecendo pela primeira vez em Eng Paulo de Frontin e em sua quinta edição internacional, a GameJam+ é dividida em quatro etapas ao longo de sete meses, contará com 20 países, mais de 2.000 participantes, 400 projetos – 100 dos quais ficarão incubados em 2 meses – e 1.000 voluntários. A GameJam+ tem parceria com empresas renomadas, como Sebrae, Nuuvem, Google, Poki, consulado do Reino Unido, Big Festival, Gazeus e Unity.

O Núcleo DevGirls Games está organizando em Eng Paulo de Frontin, ampliando as chances de estudantes do IFRJ estarem entre os finalistas do evento (serão apenas dois finalistas por cidade). As categorias que as pessoas participantes poderão submeter os jogos após as 54h de desenvolvimento são:

• Escolha da Publisher: Aberto a qualquer pessoa com um projeto em andamento, editores de todo o mundo irão selecionar os melhores projetos com curadoria para a oportunidade de se conectar com editores e investidores.
  • Game for Change (G4C): Em parceria com a G4C LATAM, esta categoria desafia as equipes a criar um jogo que enfrente um dos 17 temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como pobreza, fome no mundo, igualdade de gênero, educação acessível e muito mais.
  • Escolha do patrocinador: Também conhecida como a categoria de “inovação aberta”, um patrocinador escolhe um tema e diversificadores que devem ser incorporados ao projeto de qualificação. Pode conter elementos da empresa patrocinadora, como o nome ou logotipo, ou pode servir como ferramenta de treinamento de funcionários ou projeto de fidelização de clientes.
  • Diversidade: Com o objetivo de dar voz a grupos marginalizados, esta categoria acolhe calorosamente jogos criados por pessoas negras, pessoas que se identificam com o gênero feminino e pessoas desenvolvedoras LGBTQIA+, bem como projetos incluindo protagonistas e temas dessas comunidades sub-representadas.

Para realizar parcerias ou saber como patrocinar a sede de Eng Paulo de Frontin, entre em contato com: devgirls.cepf@ifrj.edu.br.
Alunos e egressos responsáveis pela organização: Anny Caroline Sousa, Clara Alonso, Karina Gomes, Igor Dias e Raphael Lourenço.

Para se inscrever acesse: EventBrite

Para solicitar isenção, inscreva-se neste formulário: Google Forms