Objetivos

O objetivo do Silicio Fluminense e a qualificacao de startups ligadas ao eixo de informacao e comunicacao, em especial jogos digitais, podendo participar empresas externas, mas as associadas primariamente a estudantes do proprio campus, com foco no setor de Tecnologia da Informacao, e que atuem prioritariamente na producao de Jogos Digitais e atividades relacionadas a economia criativa. O projeto vai atuar no aprimoramentos dos aspectos de gestao do negocio e no estimulo a formacao e ao desenvolvimento de empresas associadas as areas de Jogos Digitais e tecnologia da informacao, com foco na economia criativa. A incubadora visa ainda apoiar a oferta de estagio aos estudantes dos cursos tecnicos e de graduacao do IFRJ no campus Eng. Paulo de Frontin.

O Silicio Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais agora tambem passa a integrar o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informacao de Eng. Paulo de Frontin, um conjunto de acoes, geograficamente distribuidas, que operam de forma articulada e em consonancia ao conceito da Helice Tripla de Etzkowitz (Instituicao de Ensino - Governo - Empresa). "Como unidade de negocios, o Polo se propoe a fomentar a pratica da economia criativa e da riqueza empresarial, com produtos e servicos das empresas associadas que serao apresentados ao mercado, principalmente os da cadeia consumidora nacional e internacional de produtos tecnologicos", explica o diretor. Segundo ele, a incubadora de jogos digitais vai acelerar o processo de inducao de APL - Arranjos Produtivos Locais no setor de TI na regiao.

Apos seu lancamento, a expectativa e de que o Silicio Fluminense gere os seguintes resultados: ao final de seis meses, um minimo de dez empresas incubadas na estrutura oferecida pelo IFRJ em parceria com o SEBRAE; ao final de 12 meses, que pelo menos quatro destas dez empresas apresentem um Plano de Negocios promissor e possam prosseguir num processo de incubacao para o desenvolvimento de seus produtos ou servicos; ao final de 24 meses, que haja melhoria observavel nas previsoes de crescimento e desenvolvimento da empresa, tendo em vista os cursos que serao oferecidos para capacitacao dos empresarios; ao final de 36 meses, que pelo menos duas das quatro empresas selecionadas consigam se posicionar e se manter no mercado, oferecendo produtos e servicos de uma forma estavel, abrindo oportunidades profissionais para mao-de-obra formada no curso de graduacao em Jogos Digitais do campus.

A criacao da Incubadora de Jogos Digitais esta alinhada com a propria criacao do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, a primeira graduacao em Jogos Digitais em toda a rede federal de ensino do pais. Sera uma oportunidade para que os discentes possam criar suas proprias startups, com suporte, e para outros estudantes uma oportunidade de realizar seus estagios dentro do proprio campus.