Objetivos
O objetivo do Silício Fluminense é a qualificação de startups ligadas ao eixo de informação e comunicação, em especial jogos digitais, podendo participar empresas externas, mas as associadas primariamente a estudantes do próprio campus, com foco no setor de Tecnologia da Informação, e que atuem prioritariamente na produção de Jogos Digitais e atividades relacionadas à economia criativa. O projeto vai atuar no aprimoramentos dos aspectos de gestão do negócio e no estímulo à formação e ao desenvolvimento de empresas associadas às áreas de Jogos Digitais e tecnologia da informação, com foco na economia criativa. A incubadora visa ainda apoiar a oferta de estágio aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação do IFRJ no campus Eng. Paulo de Frontin.
O Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais agora também passa a integrar o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informação de Eng. Paulo de Frontin, um conjunto de ações, geograficamente distribuídas, que operam de forma articulada e em consonância ao conceito da Hélice Tripla de Etzkowitz (Instituição de Ensino – Governo – Empresa). “Como unidade de negócios, o Polo se propõe a fomentar a prática da economia criativa e da riqueza empresarial, com produtos e serviços das empresas associadas que serão apresentados ao mercado, principalmente os da cadeia consumidora nacional e internacional de produtos tecnológicos”, explica o diretor. Segundo ele, a incubadora de jogos digitais vai acelerar o processo de indução de APL - Arranjos Produtivos Locais no setor de TI na região.
Após seu lançamento, a expectativa é de que o Silício Fluminense gere os seguintes resultados: ao final de seis meses, um mínimo de dez empresas incubadas na estrutura oferecida pelo IFRJ em parceria com o SEBRAE; ao final de 12 meses, que pelo menos quatro destas dez empresas apresentem um Plano de Negócios promissor e possam prosseguir num processo de incubação para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços; ao final de 24 meses, que haja melhoria observável nas previsões de crescimento e desenvolvimento da empresa, tendo em vista os cursos que serão oferecidos para capacitação dos empresários; ao final de 36 meses, que pelo menos duas das quatro empresas selecionadas consigam se posicionar e se manter no mercado, oferecendo produtos e serviços de uma forma estável, abrindo oportunidades profissionais para mão-de-obra formada no curso de graduação em Jogos Digitais do campus.
A criação da Incubadora de Jogos Digitais está alinhada com a própria criação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, a primeira graduação em Jogos Digitais em toda a rede federal de ensino do país. Será uma oportunidade para que os discentes possam criar suas próprias startups, com suporte, e para outros estudantes uma oportunidade de realizar seus estágios dentro do próprio campus.